A parceria entre Benjamim Taubkin e os músicos Ari Colares, Sapopemba, Mazé Cintra, Neusa de Souza e Verlúcia Nogueira, surgiu do interesse de Benjamim em se aproximar do universo da música tradicional brasileira. Estes músicos faziam parte, em 2002, do Núcleo de Música da Associação Cultural Abaçaí, voltado à pesquisa e difusão das manifestações tradicionais brasileiras.

A iniciativa gerou uma série de encontros no Parque da Água Branca – sede da Associação -, onde aconteceram os ensaios, todos os sábados, ao ar livre, ao lado da casa de pau a pique. O compositor e contrabaixista João Taubkin participou de todo este processo e, desde o seu início, é parte do grupo.

Após algumas apresentações e ensaios contínuos, em 2004, entraram em estúdio para gravar o disco Cantos do Nosso Chão, lançado em 2006, pelo selo Núcleo Contemporâneo e, em 2007, pela Connecting Cultures, na Europa.

O trabalho traz composições, adaptações e arranjos a partir de canções tradicionais de várias regiões do Brasil. São temas das Caixeiras do Divino, do Maranhão – mulheres devotas do Divino Espírito Santo, que cantam e tocam a percussão – Moçambique, de Minas Gerais – devotos, principalmente, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, uma das principais expressões do Congado Mineiro -, uma seqüência de Ciranda Pernambucana e uma seqüência de Sambas-de-Roda do recôncavo baiano.

O grupo realizou ainda, uma série de apresentações no exterior. Em 2006, em Barcelona e em outras cidades da Espanha com imenso sucesso; na Áustria, no Festival Glatt Und Verkehrt e na Coréia, no Festival Delphic Games, além de diversas capitais brasileiras.

Em 2011, solista convidado do programa da Jazz Sinfônica, Benjamim Taubkin convocou os músicos do Núcleo de Música do Abaçaí e do Soukast (Guilhereme Kastrup e Simone Sou) para compor o concerto. Parte do trabalho foi registrado neste vídeo: https://vimeo.com/54876024

No ano de 2013, o grupo decide atualizar o nome desta formação para Clareira, marcando um novo estágio do projeto, que inclui a gravação de um CD, agora, em 2014.

Artistas

Benjamim Taubkin Mazé Cintra Neusa de Souza Verlúcia Nogueira Sapopemba Ari Colares João Taubkin

Discos